Nas 3 horas que antecederam esta foto, eu falei na importância que a linha solta tem no desenho e que ela deve fluir da mesma forma que escrevemos um texto: Nós não estamos a pensar em como desenhar as letras mas sim no que queremos realmente transmitir... Fica aqui o resumo desta oficina:
1ª Questão: Quando escrevemos no quotidiano, estão preocupados em desenhar as letras ou apenas com o conteúdo, o que querem registar e transmitir?
Esta é das primeiras questões que se deve ter em conta quando estamos a iniciar o caminho do desenho e perceber que o desenho é comandado pelo nosso cérebro e não com a habilidade ou destreza que temos com as mãos. A escrita, após alguns anos na nossa vida torna-se um processo automático, em que o nosso cérebro apenas pensa no que queremos expressar e as nossas mãos agem quase por instinto. No ínicio, quando estamos a aprender a escrever, começamos devagar, aprendendo o desenho das letras, a conjugação das mesmas; escrevemos letras grandes para percebermos bem a movimentação que temos de efectuar para a desenhar e só depois de muita prática, atingimos o automatismo que temos actualmente. No desenho, o caminho é idêntico, na medida em que primeiro devemos aprender a dominar os elementos constituintes do desenho: Ponto, Linha e Mancha. O objectivo deste workshop prende-se com a linha e para a soltar, primeiro temos de ter em conta que o nosso braço consegue uma amplitude fantástica de movimentos e devemos usá-la em folhas grandes e com um material que não nos “intimide” ou seja, o lápis, por ser barato e por ter uma gama infinita de espessuras que nos permite uma linha de busca antes de carregar na linha final.
1º Passo: A par do diário gráfico, ter o hábito de desenhar em folhas grandes usando sempre material BARATO para perder o medo de “estragar” material. Desenhem TUDO o que estiver à vossa frente, todos os dias.
Pensando que andamos em média 12 anos na escola e se passarem 4h do vosso dia a escrever, acabamos o ensino básico com 17280 horas passadas a “desenhar” letras em cadernos de 1€ com canetas de 0,80€. Podemos transpor isto para o desenho e concluir que depois de tanto tempo:
- Domínio completo da nossa mão sobre o papel;
- Atingem o tão esperado “automatismo”;
- Perdem o medo de desenhar o que for, quando for, onde for;
- Constroem uma biblioteca visual sem paralelo;
- Gastaram pouco dinheiro num vício saudável;
2ª Questão: Como fazer um bom desenho? O que um bom desenho deve conter?
E aqui começaram os exercícios no sentido de responder a esta eterna questão...
Nesta primeira série de exercícios o objectivo era fazer um BOM desenho num lado da folha durante 5 minutos e no outro lado, o mesmo desenho mas em MAU durante 30 segundos, a lápis com a mão totalmente levantada sem pousar no caderno. Esta é a Maria Celeste que ficou sem par e como tal, desenhamo-nos mutuamente. Reparamos pelos meus desenhos que o MAU desenho tem uma linha bem mais forte e vincada, resultado da observação obtida nos 5 minutos do desenho feito antes...
Depois fomos para a rua, fazer este mesmo processo. Em baixo os meus desenhos feitos antes do workshop dos locais eleitos para o exercício.
Grande lição master! Excelente, o paralelo com a escrita Tenho pena de não ter lá estado. Em vez disso, apanhei um escaldão em Portimão ;) Abraço
ResponderEliminarO que ensinei já estás deserto de saber ;) Acredito que o sol de Portimão tenha sido bem melhor que a chuva das Amoreiras ;)
Eliminar...quando escrevemos manualmente só pensamos na ideia a registar...
ResponderEliminar...será que o traço se pode tornar automático e ao desenhar só pensar na ideia global que o nosso olhar nos transmite ?
Pode Maria Celeste, claro que pode, e não há segredos para o conseguir, basta praticar a toda a hora ;)
EliminarNão estive e tenho inveja de quem esteve. :)
ResponderEliminarQue interessante também a comparação entre o bom e o mau desenho. Sem medo do mau pode realmente chegar-se ao bom (ou ao melhor, pelo menos, eheh!)
Parabéns pelo workshop e pelo reconhecimento tão merecido que ele representa.
Obrigado Miu. Tentei fazer o resumo do workshop o mais fiel possível para que todos o possam fazer, experimenta ;)
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