Pages

10 janeiro, 2019

Simpósio Porto IV


 O simpósio tinha terminado mas o Porto ainda tinha muito para nos dar e como tal, reunimos um grupo de "vadios" com "oficiais" e lá fomos para a zona da Sé, que ainda não tinha visitado desde que chegara. Aqui fiz um dos meus melhores registos até à data, uma vista estonteante da cidade, confortavelmente apoiado no muro do largo da Sé.

Symposium was over but Porto still had a lot to offer to all sketchers still around, so we gathered a small group of "wanderers" and "officials" and off we go to the Sé area, still unexplored by me at the time. Here, I made one of my best sketches to date, a stunning view to the city, standing on the edge of the square. 


 Todos estavam já do lado de lá da ponte e eu pertencia ao grupo dos atrasados. Ainda assim tentei a proeza da semana, desenhar do cimo da ponte, proeza que se revelou uma frustração porque tenho um pavor (pavor mesmo) de alturas. Não consegui fazer o desenho que se pedia daquele local porque o medo se apoderou de mim e sentia que a qualquer momento ia cair ao rio...

Everyone was already on the other side of the river and I had to catch up. Still, I've tried the feat of the week, a sketch from the top of the bridge! But my terrifying fear of heights prevented me from doing so as I was constantly feeling that I was about to fall down on the river...


Depois de um almoço (diga-se Francesinha + tinto) com montes de sketchers, fomos fazer um desenho rápido desde o mosteiro da Serra do Pilar para uma vista fantástica sobre o Porto... 

After lunch (Francesinha + red wine) with lot's of sketchers, time for a quick sketch from the monastery at Serra do Pilar to a fantastic view of the city...


...e num instante, era altura de rumar de volta a Torres Vedras. Esperei aqui com os meus amigos e família que uma procissão acabasse de passar na marginal de Gaia, enquanto bebíamos os últimos finos. Para relaxar, um último desenho da icónica ponte que só faz sentido neste local mágico. Foi um simpósio fantástico, o meu primeiro e logo como instrutor. À distância que escrevo este post, fui vendo e lendo as opiniões dos meus alunos sobre as minhas aulas e o balanço não podia ser melhor. Super positivo e um orgulho para mim, que 4 anos antes era um completo desconhecido neste meio. Não irei conseguir estar em Amesterdão e desejo tudo de bom para os que conseguirem estar presentes. Até 2020 espero eu...

...and in a flash, it was time to go back to Torres Vedras. Time for a last minute relax with my family and friends, while sketching THE Porto landmark one more time. It was a fantastic symposium, my first and as an instructor nonetheless. I won't make it to Amsterdam due to my work but hope to return in 2020! 

2 comentários: