Dia 27 de Maio, pelas 8:00 voltámos à Fazenda do Salto Grande para terminar em nota alta o Encontro Internacional de Desenho de Rua. Uma vez que já tinha desenhado parte do património construído na passada semana, desta feita, eu e o António Bártolo quisemos registar o património Natural que inclui um rio que passa mesmo no centro do local e que contém uma cascata que dá o nome ao mesmo, Salto Grande. Depois disso foi tempo de descansar porque no dia seguinte esperava-me uma viagem de 10 horas de avião + 3 horas de carro até ao aeroporto.
Nesse longo intervalo de tempo, foi mais que suficiente para terminar alguns desenhos, revisitar outros anteriores e chegar a conclusão que já não iria voltar a ver as pessoas e os locais que foram a minha casa nos 12 dias que passaram. Se bem que a saudade de casa era bem mais forte, não pude deixar de ter aquela sensação estranha que a vida a que tão bem me acostumei, as pessoas maravilhosas que conheci, dificilmente as iria reencontrar tão cedo.
Aqui, a minha primeira "oficina" em terras de Vera Cruz contou com um participante... Um, algo completamente inédito e que me marcou bastante, pois foi uma aula privada de desenho para o talentoso Marcelo Okama, professor de BD e Manga em várias escolas do Município. Fica aqui a minha demo e alguns apontamentos rápidos do que ia dizendo ao Marcelo.
Aqui, uma aguarela da Igreja de Santa Cruz, que acabou por ser uma demo a tantos que passavam por mim e com curiosidade me perguntavam o que estava a fazer e assim que abria a boca, me perguntavam "você é de onde"? Assim que respondia Portugal, muitos manifestavam o seu desejo de rumar para cá e outros nem sabiam onde era. Uma das pessoas que me abordou, foi um reporter da TV cultura Paulista, a quem dei o contacto do responsável do Grupo USk Araraquara, o Joel Venceslau. Três semanas volvidas, deu em entrevista para o programa cultural da tarde.
Nesse mesmo dia, pela noite, o último workshop em Araraquara patrocinado pelo SESC que foi dado no Shopping Lupo, num cenário nocturno.
Quando no altifalante anunciavam que o embarque para o AD8750 com destino a Lisboa, estava iminente, foi tempo de fazer o último registo desta viagem, o A330 da Azul que nos voltou a transportar de volta a Portugal. Estes dias passados no Brasil não foram apenas mais uma viagem mas sim uma experiência cultural muito enriquecedora que se não fosse a convite do artista Lauro Monteiro (baptizado de Embaixador desta conexão cultural) nunca teria a oportunidade de experienciar... O meu muito obrigado à Câmara Municipal de Torres Vedras por nos possibilitar esta viagem; à Prefeitura de Araraquara e à cidade em geral e suas gentes que tão bem me receberam, sempre com um sorriso e alegria contagiantes; aos meus companheiros de viagem: André Baptista, António Bártolo, Olga Neves e Cátia Candeias pela camaradagem, troca de conhecimentos e o cimentar de amizades que irão perdurar certamente; ao USk Araraquara, ao Joel e Madu, pela amizade e coragem de divulgar o movimento USk num ambiente que ainda resiste bastante a esta prática; a Casa do Pinhal e ao Novo Hotel Municipal pela arte de bem receber; à Daniele, Daniel, SESC e à UNIARA pelo apoio sempre presente; e a todos vós que foram acompanhando esta série de posts e que desta forma também viajaram comigo. Muito obrigado a todos! Por todas as razões já mencionadas, adorei toda esta experiência, espero que tenham gostado também. Até uma próxima Araraquara, decerto irá haver oportunidades para um regresso!
"Ô pá" Pedro Alves!!!...Pois certamente teu relato é sempre intenso, verdadeiro e muito bem ilustrado. Certamente cada um daqueles que te viu desenhando nas ruas e nos encontros,... aqueles que mal sabem onde fica Portugal e, dos que bem sabem, você deixou sua marca, seu estilo, seu modo de falar ( ao modo brasileiro) e ver as coisas. Sua contribuição ao Projeto Arte ao Centro Brasil é fundamental para que estes laços de amizade e irmandade se fortaleçam. Nós deste outro lado deste imenso mar que nos separa, agradecemos o convívio destes dias de muita arte!
ResponderEliminarBem vindo sempre ao nosso país.
Foram momentos de muito aprendizado e e prazer de fazer e estar com amigos. Troca de experiências e culturas. Estamos esperando o próximo encontro. Valeu Pedro. Abraços.
ResponderEliminar