Pages

13 junho, 2015

Encontro Internacional de Desenho de Rua I


E foi assim que começou o Encontro Internacional de Desenho de Rua em Torres Vedras! No dia 10 de Junho, dia de Camões, Portugal e das Comunidades, eu fui convidado para inaugurar tão prestigiado evento ao lado do artista plástico Lauro Monteiro Filho. Torres Vedras e Paraty, juntos uma vez mais, um ano depois. 


O meu desafio foi o de desenhar um dos lados de uma praça em alçado para compreender as proporções e as relações entre o edificado e o espaço; entre edifícios; e entre os elementos de um edifício. Abordei a questão de diferenciar os vários materiais, as relações entre os cheios e os vazios e as alturas e larguras de todos os componentes de um edifício: Portas, janelas, beirados, telhados, e até os candeeiros de rua.


O resultado dos trabalhos deixou-me surpreso... Eu tinha 52 pessoas a meu cargo e apenas 1h30 para os orientar a todos... Tive medo que a mensagem não tivesse passado, ainda mais com um publico tão diversificado. Mas não. Os trabalhos ficaram fantásticos e foi lindo ver uma correnteza de cadernos que se estendia por largos metros!


Enquanto orientava os participantes os meus desenhos não passaram de rabiscos soltos...






De tarde, já no workshop do Lauro Monteiro, apesar de eu estar lá para o auxiliar, o facto do tema ser mais livre e solto permitiu-me alguns esquissos rápidos como eu gosto.


No fim do dia, o estado de alegria de todos era evidente...


Para terminar o ciclo do desenho, uma tertúlia entre mim, o André e o Lauro, onde fizemos um resumo do dia e falámos da importância que o desenho de rua tem bem como devemos abraçar os desafios que a cidade nos lança...


No final, tempo para um bom vinho em boa companhia...

3 comentários:

  1. ...só consegui ir um dia e andei um pouco perdida .Obrigada Pedro por me teres orientado.
    ...não vi a exposição do Brazil, mas vi alguns desenhos e são super,..
    ...Muitos Parabéns Pedro pelos teus desenhos e por tudo...

    ResponderEliminar
  2. excelente reportagem Pedro, uma vez mais, muito obrigado e parabéns

    ResponderEliminar